terça-feira, 3 de março de 2015

TRANSPORTE, ESTUDANTES, GOVERNOS E PASSE LIVRE

R. LEMOS


Em Maceió, há muitos anos empresários do transporte se esbaldam com as verbas que deveriam servir para dar qualidade ao serviço de transporte público. Porém, as empresas de transporte e os órgãos municipais jamais se preocuparam em regularizar o repasse desta verba, ou seja, não se preocuparam em realizar processos licitatórios para que a população tenha transparência sobre o uso dos seus impostos.

Por outro lado, a juventude de Maceió, principalmente os estudantes, sempre estiveram na linha de frente de todas as manifestações contra os aumentos de passagem, por qualidade no transporte público e pelo passe livre. Estes estudantes, durante várias gerações sofreram diversas perseguições, espancamentos, prisões e até processos por exercer o justo direito de protestar.

No dia 27 de fevereiro de 2015, os estudantes secundaristas prejudicados pela falta do passe livre e os vigilantes demitidos pelo governador Renan Calheiros Filho (PMDB) realizaram uma manifestação em frente a entrada do CEPA. A resposta do velho Estado foi rápida e brutal, com o BOPE atirando balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio contra adolescentes e trabalhadores desempregados. Esta atitude não foi um ato de “exceção”, mas sim regra geral e absoluta nas corporações militares do velho Estado brasileiro. O ato de reprimir violentamente um legitima protesto de estudantes e trabalhadores foi culpa do BOPE, mas quem está por trás desta tropa assassina? O velho Estado e todos os seus dirigentes municipais, estaduais e federal.

O atual gerenciamento da pelega e delatora Dilma Rousseff (PT) em Alagoas são apoiados pelo governador Renan Calheiros Filho (PMDB) e pelo senador Fernando Collor de Melo (PTB). O governo federal criou a Força Nacional, que está matando diversas lideranças camponesas, indígenas e quilombolas por todo Brasil. O governo estadual demitiu os vigilantes escolares e cortou o transporte escolar gratuito para os estudantes de Maceió. E ainda existem pessoas que generalizam todos aqueles que criticam e vão as ruas contra estes governos anti-povo!

Todos sabemos que existem babacas que pedem “a volta da ditadura militar” e outros que acusam o PT de “comunista”, este último é um verdadeiro insulto a gloriosa história do comunismo. Mas, o que os “coxinhas” não percebem é que a direita nunca foi tão bem representada no Brasil como durante este governo do PT. O que poderia ser melhor, do que um partido que se pinta de vermelho mais no fundo é tão podre quanto qualquer outro que participa das farsas eleitorais?

Em Alagoas, vemos uma relação profundamente semifeudal, o governo estadual foi concedido ao herdeiro oligárquico dos latifundiários alagoanos, a família política dos Calheiros, filiada ao PMDB (base do PT). Até o momento, tivemos uma grande demonstração do que este governo reserva para o povo alagoano; BOPE pra cima do povo! Agora, a Assembleia Legislativa Alagoana aprovou o Passe Livre Estudantil, a questão é como funcionará e o que tomarão em troca?

Seja o que for, sabemos que a juventude alagoana sempre estará na linha de frente de todas as lutas populares importantes para toda população. Esperaremos e enquanto isso, estudaremos detalhadamente cada passo deste ditos “governos” de um suposto “Estado democrático de direito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário